Blog

Ilha da Madeira, Portugal: conheça o melhor destino de ilhas do mundo

Portugal
Ilha da Madeira, Portugal: conheça o melhor destino de ilhas do mundo

Parece Fernando de Noronha, com suas belas praias, piscinas naturais, mirantes e precipícios, mas está na Europa. Estamos falando da Ilha da Madeira, um arquipélago de origem vulcânica localizado perto da costa da África no oceano Atlântico.

O clima ameno com média de 17 graus no inverno e 23 no verão faz da Ilha da Madeira um paraíso para os europeus, mas também está conquistando brasileiros. Com um pouco de pesquisa é possível encontrar boas opções de imóveis na região

Terra do craque de futebol Cristiano Ronaldo, o arquipélago foi eleito, pelo quarto ano seguido, o Melhor Destino Insular do Mundo pelo World Travel Awards. Mas o que será que encanta tanto viajantes e profissionais da indústria do turismo? Descubra neste artigo. 

Um tesouro perdido no Atlântico

A duas horas de voo de Lisboa, a ilha tem como principal porta de entrada a cidade de Funchal, onde está o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo. Nele está um busto em homenagem ao jogador, celebridade-mór portuguesa.

Com estradas panorâmicas e jardins cultivados, a Madeira tem praias de pedras pretas (vulcânicas), além de um centrinho movimentado com bons bares e restaurantes. Mas é o contato com a natureza que conquista o coração de seus visitantes, que chegam até a comprar imóvel por ali mesmo. 

Um lugar inesquecível para viver boas aventuras 

Árvores centenárias que remetem aos contos de fadas formam a Floresta Laurissilva da Madeira, reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. E não é para menos: ocupa cerca de dois terços da superfície da Ilha da Madeira.

Já para os mais aventureiros, opções de trilhas por suas montanhas não vão faltar: são mais de 2 mil quilômetros de percurso. Os portugueses chamam elas de “levadas” e o destaque fica para o Pico do Ruivo, o mais alto ponto da ilha, com 1862 metros de altitude.  

E, abaixo da superfície, a ilha oferece pontos de vista diferentes como a Gruta de São Vicente, com mais de mil metros de comprimento.  

Quem prefere o mar pode se deliciar com as belezas do Havaí do Atlântico. Praias de ondas fortes como o Jardim do Mar, Porto da Cruz e São Vicente são boas pedidas para surfistas e simpatizantes. Asa-delta, mergulho e parapente também são esportes frequentes por lá. 

Prefere só observar? Em passeios de barco, é possível avistar espécies de animais como baleia-piloto e o golfinho roaz, além de uma vista diferente do arquipélago.  

Curtir atrações inusitadas 

Como andar de cesto de vime (isso mesmo que você acabou de ler). Uma das principais atrações da Ilha da Madeira são os trenós puxados por cidadãos madeirenses. Com ponto de partida na vila serrana de Monte, percorrem uma ladeira de dois quilômetros. Até 1930, esses carrinhos tradicionais, mas diferentões, serviam para transportar mercadorias entre a cidade alta e a cidade baixa do Funchal.

Outra dica é visitar o Cabo Girão na vila pesqueira de Câmara de Lobos, a mais alta parede rochosa da Europa, com 580 metros. Curiosidade à parte, a região foi um dos points preferidos de Winston Churchill. 

E apreciar vinhos fortificados e a caipirinha portuguesa  

Uma gastronomia interessante pode ser acompanhada por vinhos fortificados reconhecidos mundialmente, como o vinho da Madeira, o mesmo com que Thomas Jefferson brindou a independência dos Estados Unidos.

Ou, então, pela poncha, uma bebida que lembra a caipirinha brasileira. É uma mistura de aguardente de cana, limão e melaço. Pode ser tomada pura ou com gelo, e agrada a todos os paladares. 

Considerado o Éden português, a Ilha da Madeira, em Portugal, é um destino que agrada desde as crianças até os aposentados. Com belas paisagens e pouco agito, é ideal para quem quer curtir a natureza em sintonia com a cultura portuguesa.  

Quer continuar explorando os principais destinos de Portugal ou até se mudar para o país? Veja outras dicas de conteúdos que podem ser úteis: 


Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.