Blog

Comprar imóvel em Portugal vale a pena?

Portugal
Comprar imóvel em Portugal vale a pena?

Já pensou em largar tudo e morar fora do Brasil? Com o cenário político e econômico atual cresce o número de pessoas sonhando em deixar o país. Mas como toda mudança envolve uma série de preocupações, algumas delas preferem apenas investir em imóveis no exterior. Entenda neste post por que comprar imóvel em Portugal pode ser a melhor alternativa.

7 vantagens de comprar imóvel em Portugal 

A facilidade de entender o idioma, as semelhanças culturais e os baixos preços de imóveis chamam a atenção dos investidores.  

Os brasileiros já representam cerca de 19% da compra de casas por estrangeiros em Portugal, atrás apenas dos franceses (30%). Os números foram divulgados em abril deste ano pela Associação Portuguesa dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliárias de Portugal (APEMIP). 

Veja a seguir as principais vantagens de pesquisar imóveis à venda em Portugal sem medo de ser feliz. 

1. O português de Portugal é muito semelhante ao português do Brasil 

Cá entre nós que comprar imóvel ou mesmo alugar em um país em que o idioma é parecido com o nosso faz toda diferença. Facilita tanto durante o processo de compra e venda como também na comunicação no dia a dia. 

2. A cultura lusitana também lembra muito a brasileira 

As semelhanças entre Brasil e Portugal vão além do idioma, também podem ser vistos na paixão pelo café, pela feijoada, pelo Carnaval, pela festa junina, pelo futebol, pelas novelas e até mesmo pela música. Muitos cantores e bandas que fazem sucesso em terras brasileiras também se jogam em solo lusitano. 

3. A qualidade de vida é maior e o custo de vida menor 

Portugal é considerado como o terceiro país mais pacífico do mundo, ficando atrás da Nova Zelândia e Islândia. É o que aponta um estudo do Instituto para a Economia e Paz que avalia indicadores como instabilidade política, níveis de violência, militarização e conflitos internos em 163 países. 

O clima ameno, a qualidade do sistema educacional e de saúde, o crescimento da economia, turismo e atividade imobiliária, a estabilidade política e aumento no número de startups são outros fatores que influenciam o otimismo dos investidores brasileiros. 

4. Os imóveis são mais baratos, mesmo convertidos do euro para o real 

Um apartamento usado, de 100 metros quadrados, com dois quartos e dois banheiros, em São Paulo (SP) custa pelo menos 250 mil reais. Já em Lisboa, com as mesmas características, sai por 44 mil euros. Ou seja, mesmo com a moeda europeia custando mais de 4 reais ainda assim o negócio é vantajoso.  

Outras questões que chamam a atenção dos brasileiros, além de preços atrativos, são os juros anuais de 1,5% a 1,8% com possibilidade de financiamento de até 75% do valor do imóvel. Isso sem falar que algumas cidades lusitanas oferecem incentivos fiscais reduzidos ao IMI (IPTU), algo que varia entre 0,3% e 0,5%

5. A valorização média anual dos imóveis é crescente 

Desde 2013 a valorização média anual dos imóveis em Portugal é de 12%. Além disso, comprar imóvel em Portugal é uma forma de proteger o patrimônio da desvalorização do real. Como podemos ver, mesmo para quem acredita que ainda não é hora de morar fora é uma opção superinteressante de diversificar investimentos e conseguir renda extra. 

6. O tempo médio de venda de casas em Portugal é cada vez menor 

Entre 2014 e 2015 o tempo médio de venda de um imóvel em Portugal era de dois anos, hoje quase 85% das casas são vendidas em menos de seis meses. Os dados foram divulgados recentemente pela APEMIP. 

7. Ao comprar imóvel em Portugal é possível conseguir autorização de residência no país 

Esse é outro motivo que leva os brasileiros a pesquisarem imóveis à venda em Portugal. Explicamos: para incentivar o crescimento econômico o governo português oferece a oportunidade para que qualquer estrangeiro possa morar legalmente no país. Para isso, entretanto, é preciso abrir uma empresa com pelo menos 10 postos de trabalho ou fazer um investimento mínimo de 500 mil euros. 

Seja para morar ou para lucrar com o aluguel comprar imóvel em Portugal é uma boa opção para quem não quer perder dinheiro. Se é o seu caso, aproveite para conferir os imóveis à venda no portal CliqueiMudei! Além de mostrar empreendimentos localizados no Brasil, agora também disponibilizamos anúncios de casas e apartamentos em terras lusitanas.

Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.