Blog

Como refrescar o quarto no verão sem gastar muito

Imóvel
Como refrescar o quarto no verão sem gastar muito

Sempre que os dias mais quentes chegam é mesma coisa: você se vira de um lado na cama, vira para o outro e não consegue descansar. Então, depois de várias tentativas frustradas pega o celular e pergunta para o Google: como dormir no calor? Não se preocupe, que existem dicas úteis sobre como refrescar o quarto no verão mesmo quando você não possui ar-condicionado. É sobre elas que falaremos aqui.

Veja a seguir a previsão do tempo para este verão e como manter o quarto resfriado antes que o calor fique insuportável.

Qual é a previsão do tempo para o verão 2019?

Calor, muito calor. Entre dezembro deste ano e fevereiro de 2019 as temperaturas do Brasil vão superar a média histórica para o período. A previsão foi divulgada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) este mês.

8 dicas para refrescar o quarto no calor sem precisar comprar um ar-condicionado

Refrescar um quarto abafado pode parecer impossível. Ou, ainda, um desafio que só um bom ar-condicionado possa dar conta. Mas, o que nem todo mundo sabe é que com algumas pequenas mudanças no ambiente é possível baixar a temperatura. Sem mais delongas, vamos às dicas.

1. Prefira luzes frias para a iluminação

Luzes frias, como lâmpadas fluorescentes ou de LED, contam com três benefícios: além de não emitirem altas temperaturas, são econômicas e duram mais tempo.

2. Aprenda como refrescar o quarto com ventilador e gelo

No verão é comum o uso do ventilador para resfriar um quarto muito quente. Mas é importante saber que quando o aparelho fica ligado muito tempo o calor do motor pode prejudicar o conforto e aquecer o ambiente.

Um truque que ajuda muito é aprender como refrescar o quarto com ventilador e gelo. Basta encher um balde com gelo e posicioná-lo à frente do aparelho. O ar ficará bem mais fresquinho.

3. Abra as cortinas durante a noite

Se de dia elas devem permanecer fechadas para evitar que o calor entre e torne o quarto abafado, à noite devem ficar abertas para que fique fresco. Quando a brisa noturna entra, resfria o ambiente.

4. Torne a ventilação cruzada uma aliada para refrescar o quarto no calor

Se a sua casa tiver janelas em lados opostos, abra elas à noite para que a ventilação cruzada possa refrescar seus cômodos e o seu quarto.

5. Espalhe bacias com água pelo seu quarto

Quando evapora, a água ajuda a deixar o ambiente mais úmido e agradável. Isso sem falar que até a respiração fica mais saudável com a umidade.

Só tenha cuidado para não exagerar: reaproveite a água usada para limpar a casa no dia seguinte. Uma atitude sustentável que certamente vai otimizar a sua rotina.

Quer saber mais sobre como usar a sustentabilidade no seu imóvel? Leia este conteúdo.

6. Coloque o branco onde puder

Trocar lençóis ou cobertores de cores mais fortes por itens de cor branca ajuda a refletir as frequências de onda luminosa. Já o preto, absorve. Por isso, prefira paredes, móveis e acessórios brancos para tornar o quarto mais fresco.

Aprenda aqui o significado das cores para ambientes internos.

7. Decore o seu quarto com plantas

Além de belas, as plantas diminuem a sensação térmica do cômodo. Como transpiram, fazem o ar do ambiente ficar mais úmido.

Mas, atenção: mantenha a porta aberta para que o seu quarto continue com bastante oxigênio, afinal, elas também respiram grandes quantidades desse gás.

Leia também:

8. Use tecidos leves

Existem tecidos que retém mais calor do que outros. Alguns exemplos são lã e veludo que, cá entre nós, não combinam nada com dias quentes. Então, a dica é usar os mais leves como algodão e seda. Como absorvem menos calor, deixam o quarto bem mais fresco.

Se o calor não vai embora tão cedo, pelo menos agora você sabe como refrescar o quarto no verão sem precisar gastar muito. Como vimos neste conteúdo, não existe fórmula mágica e sim um conjunto de pequenas mudanças que contribuem para o todo: deixar o ambiente fresquinho e agradável na estação mais quente do ano.

Esperamos que as dicas sejam úteis para que possa descansar e manter seu corpo em equilíbrio para começar o próximo ano com muita disposição. Compartilhe este post nas redes sociais para ajudar os seus amigos e familiares a resfriar o quarto no verão.

Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.