Blog

Significado das cores para ambientes internos

Decoração
Significado das cores para ambientes internos

Pensando em dar uma carinha nova para algum cômodo do seu imóvel? Trocar os móveis de lugar pode ajudar, mas se deseja algo diferente a dica é mudar a cor das paredes. Uma boa pedida para quem deseja recomeçar ou mesmo trazer mais inspiração para o dia a dia. O que vale para casa própria ou alugada.

Embora exista muita polêmica sobre a influência das cores no comportamento, há uma ciência focada no estudo do impacto delas no espaço em que vivemos: o Feng Shui. Saiba mais sobre a técnica milenar chinesa e sobre o significado das cores para ambientes internos segundo ela. 

Feng Shui: o que é e como aplicar na decoração? 

Com origem na China, o Feng Shui tem como princípio a combinação entre as energias do céu e da terra com a casa e seus habitantes. Quando todos esses elos estão harmonizados é alcançado o equilíbrio com a natureza.  

Por isso, estuda a influência do espaço no bem-estar, na saúde e no comportamento humano. O que permite a manipulação dos ambientes para a harmonização com o Universo.   

Então, uma simples mudança na cor de uma parede ou na disposição de uma mobília já ajuda a melhorar a energia do ambiente e das pessoas que fazem parte dele. 

Conheça o significado das cores para ambientes internos segundo o Feng Shui 

Amarelo 

Representa poder e riqueza, mas também comunicação, concentração, sabedoria e tolerância. Associada ao elemento terra, acelera a energia e estimula a alegria e a espontaneidade.  

Azul 

O azul é uma cor que pode ser facilmente relacionada ao mar. Por isso, transmite harmonia, paz, sabedoria e tranquilidade.  

Branco 

Considerada uma cor de tom neutro, sugere também a neutralidade de sentimentos. Mesmo sendo associada à paz e a pureza no Ocidente, na China simboliza o frio e a morte. Pode dificultar a concentração e causar impaciência.  

Então, a dica é evitar ambientes completamente brancos e fazer a combinação com outras cores de parede. 

Preto 

Ao contrário do branco, que é visto como uma cor que representa energias neutras ou negativas, o preto inspira autoridade, poder e respeito.  

Mas, convenhamos que pintar todas as paredes de preto fica um pouco sombrio. Concorda? Por isso, o preto também deve ser combinado com outras cores. 

Ultra Violet 

Eleita a cor de 2018 pela Pantone, o Ultra Violet deve ser usado com equilíbrio. Simboliza a espiritualidade, a prosperidade e a união com o mundo espiritual. Além disso, é vista como inspiração para grandes ideias. 

Verde 

Representa a madeira e é considerada a cor da família. Faz florescer ideias, inspirações, objetivos e sonhos. Marca o recomeço, assim como sementes que produzem frutos e flores na natureza. 

Vermelho 

Como a cor dominante, o vermelho lembra o calor do fogo e leva embora as más vibrações. Desperta sentimentos como a felicidade, mas também se associa à fama, força e, inclusive, estimula a atividade sexual. Por isso, deve ser combinada com tons mais suaves.  

Dicas de aplicativos para testar novas cores na decoração  

Agora que você conhece o significado das cores para ambientes internos, que tal facilitar a harmonização? Aplicativos como o Coral Visualizer e o Simulador Suvinil podem ajudar. Criados pelas respectivas marcas de tintas, permitem testes de cores de tinta em tempo real. Uma forma prática e rápida para acertar na escolha da cor da parede. 

Como podemos ver, descobrir o significado das cores para ambientes internos ajuda muito na decoração de um imóvel e no bem-estar das pessoas que vivem nele. Confira outras dicas: 

Decoração para ambientes pequenos

Arquitetura sustentável


Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.