Blog

5 ideias para hortas em pequenos espaços

Decoração
5 ideias para hortas em pequenos espaços

Tem o sonho de cultivar uma horta, mas mora em uma casa pequena ou apartamento? Ter pouco espaço não impede a realização da sua vontade. Com um pouco de criatividade e, literalmente, mão na massa, ou melhor, na terra, tudo é possível! Confira, neste post, algumas ideias para hortas em pequenos espaços.

1. Horta vertical

Se falta espaço no chão, use as paredes para começar a sua pequena horta em casa. Para plantar as hortaliças de sua preferência, você pode usar tanto vasos como caixas de leite, garrafas pet, latas ou xícaras.  

Basta lembrar de fazer furos no fundo do objeto escolhido para que a água possa escorrer e verificar as condições de luz do ambiente. Ervas e leguminosas precisam receber a luz do sol para sobreviver, já ervas e temperos podem ser posicionados em locais que não tenham entrada de luz durante todo o dia. 

2. Horta suspensa 

A vantagem de optar pela horta suspensa é que não precisa ser posicionada exatamente na parede. Pode ser colocada nos mais diversos ambientes como corredor, cozinha ou varanda

Fazer uma horta com garrafas pet ou latas de alumínio presas a ganchos, por exemplo, torna a instalação ainda mais barata. É só encontrar o lugar mais adequado para pendurar as suas plantas. Outra ideia é usar cordas ou correntes presas no teto para segurar canos em desuso ou pequenas caixas suspensas. 

3. Horta de temperos na parede 

Aproveitar uma das paredes da cozinha para pendurar vasos e potes de tempero dão um toque de versatilidade à decoração. Na parte de cima, estarão os vasos com os nomes das plantas e, na parte de baixo, o que foi colhido para ficar mais fácil de utilizar. Boa ideia, não é? 

4. Horta na sacada de apartamento 

Quem mora em apartamento sabe que sempre é possível dar um toque especial para cada cantinho que se tem no imóvel. Então, vale desde usar vasos para montar a horta até aplicar as dicas de hortas suspensas ou verticais na parede ou no parapeito da sacada. 

5. Horta dentro de objetos pessoais em desuso 

Na hora de começar uma horta muitas pessoas se preocupam com a compra de vasos, mas não imaginam que até mesmo uma galocha esquecida no guarda-roupa pode ser útil. Outros itens que também pode servir para o cultivo de hortaliças? Conchas, sapateiras ou xícaras antigas. 

Como fazer uma horta: passo a passo 

Quer conferir dicas para o plantio, manejo e manutenção das hortas em pequenos espaços? A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibiliza gratuitamente em seu site a versão digital do livro Horta em Pequenos Espaços

O mesmo e-book dá ainda ideias de espaços para o cultivo de hortas em espaços pequenos, como baldes, canos de PVC, garrafas pet, latas e pneus.  

Por que colocar ideias de hortas em pequenos espaços em ação? 

Além de dar vida à decoração do ambiente escolhido, fazer uma horta em casa é uma boa ideia em todos os sentidos. Faz bem para a saúde, ao facilitar a adoção de uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes. E representa uma atitude ecologicamente correta, porque você pode reaproveitar materiais que demorariam anos para se decompor no meio ambiente.  

Quer experimentar alguma das ideias de hortas em pequenos espaços? Saiba que a sustentabilidade também é uma forte tendência na arquitetura. Veja no nosso blog outras novidades que você precisa conhecer! 


Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.