Blog

Tecnologia imobiliária: 7 tendências que estão transformando o mercado

Corretor de Imóveis
Tecnologia imobiliária: 7 tendências que estão transformando o mercado

Com o aquecimento do mercado imobiliário, estar atento às tendências da tecnologia é descomplicar a venda e aluguel de imóveis. Uma oportunidade para melhorar a experiência dos clientes e também de ganhar diferencial competitivo em um ramo tão tradicional.

Por isso, a proposta deste conteúdo é mostrar as ferramentas que estão revolucionando o mercado imobiliário. Você vai conhecer as principais tendências e entender quais são as vantagens da tecnologia imobiliária para fazer mais negócios.

1. CRM para gerenciar contatos com clientes

Atender à demanda do cliente no menor tempo possível é um dos principais desafios para quem trabalha no mercado imobiliário. Afinal, o pequeno período de tempo entre um contato e outro pode ser a oportunidade que ele buscava para fechar outro negócio.

Assim sendo, usar o CRM (Customer Relationship Management) que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente é ganhar agilidade nesse processo. Ajuda tanto o vendedor quanto o corretor a gerenciar contatos com ainda mais eficiência. 

Nessa ferramenta de tecnologia imobiliária é possível definir etapas da comunicação com o cliente, trocar e-mails, entre outras funcionalidades. Já para os gestores de negócios imobiliários, também facilita a escolha de corretores para o atendimento ao cliente. 

2. Contratos digitais para acelerar transações burocráticas na locação de imóveis

Reunir as partes interessadas na locação de imóveis para assinar documentos é coisa do passado. Com a criação e assinatura de contratos digitais, o processo se torna mais prático e rápido. Basta enviar o contrato por e-mail para todos os envolvidos.

A assinatura pode ser feita de onde eles estiverem, seja pelo celular, computador ou tablet. 

Ou seja, a única pessoa que vai precisar de deslocar para a imobiliária é o inquilino para retirar a chave do imóvel. Muito mais simples, concorda? 

3. Atendimento virtual via chatbots para economizar tempo

Já ouviu falar em chatbots? Podemos pressupor que sim. Vamos a um teste rápido: ao visitar qualquer site, uma pequena janela de atendimento virtual já saltou na sua frente? E você pode selecionar uma alternativa para a sua dúvida que gerou uma resposta super-rápida? Então quase dispensa apresentações, afinal, já está por dentro do assunto.

Contudo, se tem dúvidas sobre como funcionam, aqui vamos nós. Chatbots são atendimentos programados por robôs para oferecer atendimento imediato ao cliente. Isto é, podem ser configurados para a triagem de clientes que têm dúvidas sobre qual imóvel comprar ou alugar e apresentam opções de acordo com a resposta dada por eles. 

Facilitam, inclusive, o agendamento de visitas, porque podem encaminhar esses contatos para o CRM do corretor.  

4. Imagens 360º para oferecer aos clientes a oportunidade de visitar o imóvel sem sair de casa

Oferecer a melhor experiência possível para o cliente é fundamental para sair na frente no mercado imobiliário. Pois a maioria das pessoas fazem, hoje, uma pesquisa online antes de comprar ou negociar qualquer produto ou serviço.

O que queremos dizer com isso é que é preciso ir além daquele espaço dedicado à descrição do imóvel dentro de um site imobiliário. Na era digital, as imagens têm cada vez mais força. 

Então, investir em boas fotos já é um começo. Mas oferecer imagens 360º pode fazer toda a diferença para a tomada de decisão do cliente. Elas oferecem uma vista completa do imóvel, como se o interessado na compra ou aluguel pudesse estar dentro dele. Tudo isso, sem que precise sair de onde está. 

5. Portais de anúncios exclusivos para sair na frente da concorrência

Outra tecnologia imobiliária que vem se destacando atualmente são os portais de anúncios exclusivos. Lugares onde é possível fazer o anúncio de imóveis sem que outros corretores e imobiliárias possam anunciar a mesma propriedade.

Alguns deles oferecem vantagens como a integração com o CRM, geração de leads no e-mail cadastrado e dados diários de visitantes e contatos. Uma solução interessante para ter à disposição várias tendências da tecnologia em um só lugar. 

6. SEO para aparecer nas primeiras páginas de buscadores como o Google

Segundo dados da imFORZA, 75% dos internautas não clicam em resultados que aparecem depois da primeira página de resultados de pesquisa na internet. Só no Google, 18% dos cliques orgânicos vão para o primeiro resultado, 10% para o segundo e 7% para o terceiro.

Em outras palavras, é preciso aparecer na principal vitrine da internet: a primeira página do mais famoso buscador do mundo. Mas como esse é um desejo que a maioria dos corretor e imobiliárias têm em comum, exige o uso das técnicas adequadas: SEO. 

SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas usadas para otimizar sites, blogs e páginas na web.  

Os principais objetivos do uso desse recurso é posicionar melhor esses canais em rankings orgânicos e gerar tráfego e autoridade na internet. Por isso, pesquisar e conhecer as palavras-chaves que mais despertam buscas por parte dos clientes em potencial é sair na frente. 

7. Uso de drones para proporcionar visitas diferenciadas

Já parou para pensar em explorar a vista aérea dos imóveis que precisa alugar ou vender para conquistar a atenção dos seus clientes?

Além do uso de imagens, usar tecnologias como drones é oferecer a oportunidade para que para que eles possam fazer uma visita diferenciada. O que pode acontecer tanto dentro do imóvel quanto para conhecer o bairro do imóvel e arredores.

São chamados de drones os veículos aéreos não tripulados que podem ser controlados remotamente e realizar várias tarefas. Entre elas, exibir em tempo real imagens em vídeo ou gravá-las para que possam ser publicadas em sites ou em redes sociais como o YouTube. 

Bom, como você pode ver nesse conteúdo usar a tecnologia imobiliária pode ser aquele diferencial para conquistar mais clientes. Uma forma de chamar atenção e de mostrar para eles que você está por dentro das principais tendências do mercado imobiliário. Aproveite essas oportunidades para gerar ainda mais negócios e sucesso! 


Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.