Blog

Arquitetura sustentável: o que é e por que virou tendência?

Arquitetura
Arquitetura sustentável: o que é e por que virou tendência?

Com a preocupação de minimizar cada vez mais os impactos ao meio ambiente, o compromisso com a sustentabilidade vem alcançando patamares nunca antes vistos no Brasil. Além de ganhar espaço nas empresas, também marca presença nas passarelas do mundo da moda e até mesmo em projetos cheios de atitude de arquitetura sustentável.

Para você ter uma ideia de como a sustentabilidade virou uma forte tendência na área, em 2016 o país já aparecia no quarto lugar do ranking mundial de construções sustentáveis pela Leed (Leadership in Energy and Environmental Design). Um destaque até mesmo em relação a grandes potências como a Alemanha, que ocupava, então, a sétima colocação. 

É com este cenário que ganha peso a chamada arquitetura sustentável, que vem se tornando realidade com um número cada vez maior de projetos ousados e pra lá de criativos. Entenda agora mesmo o que é arquitetura sustentável e por que ela virou tendência. 

Afinal, o que é arquitetura sustentável?

Unindo a expertise de arquitetos e de especialistas em sustentabilidade, a arquitetura sustentável oferece soluções para que construções e imóveis causem menos agressões à natureza

Essas mudanças podem acontecer de duas formas: tanto no planejamento de um projeto de um imóvel novo, como para adaptar imóveis antigos à nova realidade da economia de recursos naturais. 

Em um imóvel novo, a arquitetura sustentável pode acontecer desde a planta. Quer ver dois exemplos superatuais e que você provavelmente já conhece? Espaços cada vez mais integrados, como os cômodos conjugados, que eliminam divisórias e o consumo de materiais de construção, e a valorização da luz natural, que economiza energia elétrica. 

Já em um imóvel antigo, estão em alta no mercado os projetos retrofit que reaproveitam as construções já existentes. Coletores de água de chuva e painéis de energia solar são exemplos sustentáveis da renovação dos espaços. E podem dar ainda mais personalidade para qualquer imóvel. 

Por que a sustentabilidade virou tendência na arquitetura de imóveis?

Como vimos até aqui, a arquitetura sustentável é uma tendência que ganha cada vez mais adeptos por responder a importantes necessidades das construções atuais: otimização de espaços, economia de recursos naturais e, claro, redução de custos de consumo

Ou seja, é uma forma de unir o útil ao agradável ao personalizar imóveis com criatividade, inovação, economia e ainda uma oportunidade de fazer a sua parte pelo meio ambiente.  

Isso sem falar que, ao adotar um projeto de arquitetura sustentável ou qualquer atitude em prol da natureza, você também se torna uma referência para que outras pessoas comecem a se preocupar em causar cada vez menos impactos ao meio ambiente. De um jeito ou de outro, também pode ser considerado como um jeitinho de contribuir para o aumento da qualidade de vida no planeta. 

E você, já utiliza alguma solução de arquitetura sustentável aí no seu imóvel ou tem vontade de começar a usar? Então, passe esta ideia adiante ao compartilhar este conteúdo com os seus amigos e colegas nas redes sociais.


Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.