Blog

6 tendências da arquitetura que você precisa conhecer

Arquitetura
6 tendências da arquitetura que você precisa conhecer

O mercado de arquitetura e decoração muda a cada ano. Com a chegada de novos estilos e projetos inspiradores, os consumidores têm acesso a propostas nunca antes vistas. Separamos as seis principais tendências da arquitetura para que você fique por dentro do assunto. Vamos lá? 

1. 3D em revestimentos 

O uso do efeito 3D para o revestimento de pisos e paredes cria um jogo de luz e sombra interessante em qualquer ambiente. É uma tendência não só para 2018, mas para as casas e escritórios do futuro. 

É um revestimento que pode ser aplicado tanto em alumínio como em cerâmica, gesso e PVC. 

2. Arquitetura sustentável

A segunda inspiração que compartilhamos é a arquitetura sustentável. Um compromisso com o meio ambiente para otimizar espaços, economizar recursos da natureza e também custos de consumo. 

O retrofit e o uso de produtos ecologicamente responsáveis trazem mais praticidade, conforto e economia para repensar a arquitetura.  

3. Automação residencial

A automação residencial é outra forte tendência da arquitetura, apontada no boletim de tendências do Sebrae Inteligência Setorial. 

Dando um ar inovador a qualquer projeto de arquitetura, permite ligar e desligar aparelhos eletrônicos, controlar a iluminação e a temperatura. Tudo isso através de um único dispositivo móvel como smartphone ou tablet. 

Quer ver dois bons exemplos de gigantes da inovação? Amazon Echo e Google Home, assistentes de voz que respondem a comandos para alterar áudio e vídeo, ar-condicionado, iluminação e segurança. 

4. Banheiro estilo spa

Transformar o banheiro em um lugar relaxante, parecido com um spa, é uma tendência da arquitetura apontada pelo Pinterest. A busca de imagens inspiradoras de projetos com esse tema aumentaram 270% em 2018

Afinal, nem todo mundo consegue encontrar uma folga para curtir um dia de spa, não é mesmo? 

Toques de natureza como o uso de plantas na decoração, de luz natural e ladrilhos hidráulicos unem, ao mesmo tempo, o elegante e o rústico. Tons neutros e sem muitos objetos dão uma sensação maior de calma e de tranquilidade ao ambiente. 

5. Neuroarquitetura abre caminhos para novas tendências da arquitetura

Com foco no bem-estar do ser humano, a neuroarquitetura é uma tendência que chegou ao país em 2017. Estuda o impacto da arquitetura dos ambientes nas emoções, no comportamento e até mesmo na saúde das pessoas.  

Segundo artigo da especialista em neuroarquitetura Priscilla Bencke, existem aplicações da neuroarquitetura que já contribuem para:  

• o aumento do bem-estar e da integração das famílias nas residências

• a diminuição do tempo de internação de pacientes em hospitais

• a melhora no aprendizado nas escolas

• a redução de níveis de ansiedade e estresse em ambientes de trabalho

Uma novidade da arquitetura que contribui para o planejamento de ambientes mais acolhedores

6. Otimização de espaços pequenos

Quitinetes e studios podem ser mais desafiadores da arquitetura à decoração, mas ao mesmo tempo representam uma necessidade das novas gerações: a otimização de espaços pequenos.   

Com vida acelerada e espírito autônomo, os millennials buscam cada vez mais espaços residenciais que também possam se transformar em local de trabalho. 

E com alguns truques, é possível otimizar ainda mais os espaços e decorar melhor cada metro quadrado. Espelhos nos cômodos ajudam a ampliar o espaço, assim como o uso de cores claras também. Confira outras dicas infalíveis de decoração para ambientes pequenos

Curtiu as tendências da arquitetura que vimos até aqui? Então continue acompanhando as novidades do blog CliqueiMudei para acessar conteúdos sobre arquitetura, decoração, aluguel, compra e vendas de imóveis. 


Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.