Blog

Decorar apartamento alugado é possível? Descubra aqui

Aluguel
Decorar apartamento alugado é possível? Descubra aqui

Imagine que você acaba de alugar um apartamento para morar, mas como encontra ele apenas com móveis planejados percebe uma grande sobra de espaço. Então, sente aquela vontade de decorar tudo do seu jeitinho, com ideias criativas e personalizadas. Mas, fica com a dúvida: posso mesmo fazer isso? Entenda como decorar apartamento alugado.

Antes de qualquer coisa, avalie o contrato de aluguel

Além de toda a parte burocrática do imóvel em questão, é no contrato de aluguel que estão sinalizadas as restrições feitas pelo proprietário. É importante olhar com atenção para o documento para entender o que é permitido e o que é proibido em relação às mudanças na estrutura do apartamento.  

Lembre-se que, quando o período do contrato terminar, você vai precisar devolver o apartamento exatamente como recebeu para o respectivo dono. 

Como decorar apartamento alugado sem criar problemas com o proprietário do imóvel

Para cumprir o seu compromisso diante do acordo realizado para o aluguel do imóvel, pense em soluções temporárias para a decoração do apartamento. Além de serem mais econômicas porque geralmente não dependem de mão de obra especializada, são opções de decoração que respeitam a estrutura dele

Confira algumas dicas para decorar apartamento alugado gastando pouco

Abajures além de serem avulsos dão um toque especial a qualquer ambiente com a luz indireta.

Ganchos adesivos para posicionar quadros e outros itens decorativos sem precisar de pregos e furadeira.

Móveis soltos como banquinhos, cômodas e araras se adaptam bem a qualquer cômodo e ficam avulsas na hora de voltar à estaca zero.

Papel de parede para não mudar as cores originais do imóvel.

Peças de valor sentimental como livros e aquelas lembrancinhas de viagens podem ficar em cima das superfícies dos móveis para dar um toque pessoal à decoração do apartamento alugado.

Plantas também são alternativas para poupar espaço e ainda renovar o astral do de qualquer ambiente. Tenha preferência por espécies indicadas para apartamentos. Veja algumas ideias de hortas para espaços pequenos.

Tapetes ajudam a tornar os espaços mais aconchegantes e a disfarçar o piso antigo.

Ainda assim gostaria de fazer uma mudança na estrutura do apartamento?

Muita calma nessa hora! Evite agir por impulso e, mesmo parecendo uma dica clichê, vale lembrar que o imóvel não é seu, só foi "emprestado" por tempo determinado.  

Por isso, faça o exercício de se colocar no lugar do proprietário: o que você faria se seu inquilino quisesse fazer mudanças no apartamento que está alugando para ele sem falar sobre elas? Provavelmente, você se chatearia e tentaria resolver essa questão à base da negociação sadia entre as duas partes interessadas (você e o proprietário), não é mesmo? 

Então, com respeito e bom senso, é válido tentar negociar com ele as melhorias que está pensando em fazer. Pode ser que nem ele tenha pensado nelas ainda. Então, ponto para você! Afinal, existem mudanças que valorizam o imóvel e podem até se converter em um desconto especial sobre o valor do aluguel do apartamento futuramente.

Continue acompanhando os conteúdos do blog da CliqueiMudei para aproveitar dicas de decoração e de imóveis para facilitar sua rotina!

Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.